O Príncipe Harry e Meghan Markle, conhecidos como os Duques de Sussex, supostamente foram excluídos dos eventos que marcam um ano da morte da Rainha Elizabeth II. De acordo com informações do jornal britânico The Sun, apesar da previsão de estarem na Europa para os Jogos Invictus, os Sussex não receberam convites para as celebrações familiares.
Enquanto o Rei Charles e a Rainha Camilla planejam passar o aniversário da morte da Rainha Elizabeth em Balmoral, rodeados por outros membros da família real, parece que Harry e Meghan não estão na lista de convidados. Os Sussex, que deixaram o Reino Unido em 2020 e desde então têm expressado críticas à Família Real através de documentários e do livro do príncipe Harry, “Spare”, devem iniciar os Jogos Invictus em Düsseldorf, na Alemanha, um dia após o evento em homenagem à Rainha.
Fontes internas do Palácio de Buckingham informaram que não houve nenhum contato com o casal para qualquer tipo de comemoração, seja ela pública ou privada. Esta decisão ressalta ainda mais a distância que se estabeleceu entre Harry, Meghan e a realeza britânica.
A viagem de Harry e Meghan à Alemanha, agendada para 9 de setembro, marcará a primeira aparição conjunta do casal na Europa desde o funeral da Rainha Elizabeth II. A situação também destaca a complexidade das relações familiares após a saída dos Sussex do Reino Unido. Desde então, inclusive, o Príncipe Charles teria retirado deles o direito de permanecer em Frogmore Cottage em Windsor, deixando-os sem residência no país.
O Palácio de Buckingham ainda não divulgou formalmente como a família real planeja passar o aniversário da morte da Rainha. Tradicionalmente, a Rainha Elizabeth II dedicava esse dia, também conhecido como Dia da Ascensão, em Sandringham, onde seu pai, o Rei George VI, faleceu em fevereiro de 1952. Enquanto isso, as relações dentro da realeza e a ausência dos Sussex continuam sendo assuntos amplamente discutidos tanto na imprensa quanto entre o público.