Patricia Gasppar teve papel responsável por um dos maiores segredos da novela que terá último capítulo exibido nesta sexta-feira (21), na plataforma de streaming Max Muita gente pode não ter se dado conta, mas uma atriz com papel decisivo na novela Beleza Fatal marcou a infância de muita gente na década de 1990. Patricia Gasppar, a Ramona da trama de Raphael Montes, foi a personagem Caipora no seriado infantil Castelo Rá Tim Bum, na TV Cultura.
“Beleza Fatal é um produto de alta qualidade. Estamos eufóricos com a repercussão dessa grande obra. Que alegria estar dentro disso tudo. Não sei nem que adjetivo usar para tamanha excelência. Estou muito feliz”, afirma a atriz de 59 anos de idade. A novela terá o último capítulo exibido pela plataforma de streaming nesta sexta-feira (21). Na trama, ela interpretou a misteriosa governanta da família Argento. Ramona foi responsável por esconder um dos maiores segredos da história.
Castelo Rá Tim Bum
Em entrevista para a revista Quem, Patricia contou que não chega a ser reconhecida nas ruas como Caipora, uma vez que que a personagem contava com forte maquiagem. ‘A maioria não me reconhece, mas é curioso que alguns lembram da minha voz. Já me acostumei com a quantidade de gente que depois de saber quem eu sou me diz ‘ai, por favor, faz um Cracatau pra mim?’ E eu adoro. A caracterização da Caipora exigia que eu chegasse antes de todo mundo pra me preparar. Não era fácil. Peguei referências da Caipora do folclore brasileiro, e somei a minha intuição e pesquisa como atriz. Daí nasceram gestos, sons e ações que misturavam coisas de bichos, de crianças e seres imaginários das florestas. A Caipora me conquistou. Aprendi com ela a amar muitas lendas e contos do país.”
Cena do ‘Castelo Rá Tim Bum’ com Caipora (Patricia Gasppar), Biba (Cinthya Rachel), Nino (Cássio Scapin), Zequinha (Freddy Allan) e Pedro (Luciano Amaral)
Apresentação para Silvio Santos
Patricia conta que chegou a ser prestigiada por Silvio Santos no teatro. “No fim dos anos 90, fazia a peça Arsênico e Alfazema. Maravilhoso texto, direção e elenco inesquecível. Enquanto estávamos em cartaz no Teatro João Caetano, era sucesso absoluto de público. Ao final da temporada, fomos convidados a seguir em cartaz no Teatro Hilton, terças e quartas. Horário alternativo que, na época, ainda era novidade. Foi um fracasso. Pouco público e tínhamos como regra não fazer a peça caso um dia tivesse menos gente na plateia do que no palco. Até que um dia nos avisam que só tinham cinco pessoas pra assistir. ‘Ah, então não dá… Não vamos fazer, não’. Aí, a administradora nos diz: ‘Só que uma das cinco é o Silvio Santos’. Oi?! Resolvemos na hora que faríamos. Não demorou muito para a gente ouvir o sonoro ” Ha-Ha… hi-hi” vindo da plateia vazia… Quase com eco! A gente, em cena, queria rir cada vez que a “entidade” se manifestava. Parecia que o público de cinco pessoas tinha se transformado em 155! Silvio Santos ocupou a sala toda”, lembra.
O apresentador os parabenizou enviando flores e um telegrama. “Silvio, ao final (da peça), não foi falar com a gente, mas no dia seguinte mandou flores e um telegrama — sim, ainda se usava telegrama –, super simpático e cheio de elogios”, lembra a atriz, que chegou a participar ainda das novelas Os Ricos Também Choram (2005) e Chiquititas (2014), no SBT.
Trajetória artística
Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP), Patrícia Gasppar começou a carreira ainda na infância. Aos 10 anos de idade, ela integrou o time do programa Brasil Esse Desconhecido, ao lado do pai, i jornalista, produtor e apresentador Carlos Gaspar, na TV Cultura. Na emissora, anos depois, ganhou notoriedade como Caipora do programa infantil Castelo Rá Tim Bum.
Atriz, cantora, roteirista e professora de interpretação, ela tem longa trajetória nos palcos e participou de musicais nacionais como Morte e Vida Severina, Roque Santeiro e Que Rei Sou Eu.
Revival de Mundo da Lua
Para 2025, Patricia está confirmada no revival da série Mundo da Lua, uma parceria da produtora Mixer com a TV Cultura. A atriz já está envolvida com as leituras dramáticas ao lado do elenco, que contará com nomes como Antonio Fagundes e Marcelo Serrado no elenco.